sábado, 14 de março de 2009

Implante odontológico : dúvidas frequentes (FAQs).

Aqui estão algumas perguntas que eu juntamente com meus clientes ,disponibilizamos para vocês , sendo estas as dúvidas mais frequentes(FAQs).

Porém se sua dúvida não foi sanada totalmente , parcialmente, ou ainda, nem citada nestas questões, por favor ,entre em contato para que possamos ajudá-los(as) ,e também ,peço que estas novas questões , se me permiterem divulgá-las ,lógicamente sem citar nomes , eu agradecería pois sua dúvida pode ser uma dúvida e de outros frequentadores deste blog.

Obrigado.

Dr. Norival F. Souza Jr

email:cirurgiaoraleimplantes@gmail.com

1. Quero fazer um Implante mas tenho medo, o que fazer?

A instalação de um implante dentário é um procedimento muito simples. Em caso de um implante unitário, não deve levar mais do que 30 minutos. Em geral há apenas um desconforto leve após a colocação de um implante e você poderá trabalhar no dia seguinte. A colocação do implante no osso, impressiona os pacientes, porém é importante dizer que no osso há pouca invervação para dor, sendo apenas a gengiva que traz a sensibilidade, que é facilmente controlada por meio de medicamentos. A sedação consciente pode ser usada para diminuir a ansiedade.

2. O que são implantes osseointegrados?

São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade universal. São normalmente parafusos de titânio colocados em áreas desdentadas e que apresentam capacidade de exercer as funções mastigatórias e funcionais de maneira semelhante aos dentes naturais. Normalmente é colocado em duas etapas: uma para a inserção do implante de titânio propriamente dito – cirurgia mais extensa – e outra, alguns meses após, para a colocação de dispositivos que suportarão as próteses. Estas podem ser confeccionadas em curto período após a esta segunda etapa.

3. São superiores às próteses convencionais?

Certamente são melhores que dentaduras e próteses removíveis (“pontes móveis”). Têm capacidade funcional semelhante às próteses fixas em casos de espaços desdentados relativamente pequenos, mas a opção por um ou outro tratamento deve ser cuidadosamente analisada pelo profissional e em acordo com a solicitação do paciente, pois as situações são muito diversas e impedem a discussão com regras fixas. Nos casos de desdentados totais ou de áreas posteriores a solução com implantes é normalmente melhor do ponto de vista funcional.

4. Qual a chance de um implante dar certo?

Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90% nos implantes colocados e taxas superiores a 97% de sucesso das próteses (porque a perda de um implante não significa necessariamente a perda da prótese, pois está apoiada em outros implantes). Este índice de sucesso porém, é médio, e não vale igualmente para todas as regiões da boca. Os índices de falha em desdentados totais inferiores é próximo a 0% (zero por cento) e na região posterior da maxila, com osso pouco denso e após a colocação de implantes curtos (devido aos seios maxilares), a taxa pode chegar a 33%.

O que existe de mágico no titânio?

Nada. É um material utilizado em ortopedia há muitas décadas. Simplesmente o titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica, assim como outros metais da mesma família, como o nióbio por exemplo. O sucesso da técnica é devido a um bom conjunto de fatores e estas características do titânio sem dúvida são positivas, mas por si não garantiriam o sucesso do procedimento. O sucesso depende, em suma, do planejamento da técnica cirúrgica (que evita o super-aquecimento do osso), um período de cicatrização sem a colocação das próteses, e uma prótese adequada. Este protocolo para realização dos implantes possui minúcias que não podem ser desprezadas, e um profissional competente e bem treinado na técnica pode alcançar excelentes resultados.

6. Quais os riscos cirúrgicos?

Mínimos. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a remoção de dentes inclusos. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incomodo maior. Existe, porém, um certo risco inerente a qualquer intervenção cirúrgica – como infecção pós-operatória, edema demasiado e alguns outros, mas em índices muito baixos e que não contra-indicam a técnica.

7. Existe garantia de sucesso?

A princípio a alta taxa de sucesso é uma boa garantia, mas sempre existe, nos processos biológicos uma certa dose de imponderabilidade. Não há a possibilidade de certeza de absoluto sucesso, mas devido às taxas anteriormente citadas, o desconforto da cirurgia é muito inferior ao benefício de possuir uma prótese fixa, e mesmo nos casos onde ocorre a falha, o procedimento poderá ser refeito.

8. Porque ocorrem as falhas?

A maioria porque o caso não é exatamente indicado para implantes. Tentar a colocação de implantes em casos não favoráveis deve ser uma opção consciente do profissional e do paciente, após a avaliação de todas as alternativas. Algumas falhas porém, ocorrem em casos aparentemente muito favoráveis e é praticamente impossível saber a causa real.

9. O que acontece se o implante apresentar alguma mobilidade após a colocação da prótese?

Significa a perda do implante. Toda mobilidade é progressiva e indicativa de insucesso.

10. Quanto tempo dura um implante? Qual sua vida útil?

Pode-se afirmar que em 95% dos casos, se os implantes não foram perdidos nos dois primeiros anos de uso, durarão por grande parte da vida do paciente.

11. Esteticamente é bom?

Depende muito do sistema utilizado e das condições locais. A estética melhorou muito nos últimos anos. Lembre-se: por melhor que seja o implante e o profissional, o primeiro continua sendo uma prótese, ou seja, a substituição de dentes naturais por artificiais. Expectativa demasiada em relação à implantes é comum mas normalmente é sucedida de uma certa parcela de frustração. Em muitos casos a solução estética é apenas aceitável. O melhor raciocínio é funcional: o implante é muito superior a outros procedimentos de prótese e na ausência dos dentes é o que pode ser realizado de melhor.

12. Devo voltar ao dentista depois te colocar os dentes?

É necessário no mínimo um controle clínico radiográfico a cada ano. É também uma obrigação do paciente comparecer a estes controles.

13. Se o dentista disser que vai colocar três e na hora da cirurgia colocar dois ou quatro implantes?

Um planejamento adequado minimiza este problema o qual pode ser discutido antes mesmo da cirurgia, pois durante o procedimento cirúrgico a participação do paciente deve ser passiva e, convenhamos não é o melhor momento para a discussão de preço e formas de pagamento. Quando necessário, coloca-se os implantes adequados e adia-se toda a discussão por assim dizer "burocrática".

14. Não é um exagero o dentista pedir tomografia computadorizada para análise do osso?

Não, especialmente no arco superior. Um estudo detalhado com o uso de tomografia computadorizada evita surpresas, especialmente aquelas da pergunta anterior.

15. Em relação à capacidade de mastigação, vai melhorar após a colocação de implantes?

Os implantes apresentam resultados funcionais muito superiores aos obtidos por dentaduras e próteses removíveis. Os pacientes que usam dentadura há muito tempo e colocam implante sentem a diferença muito significativa.

16. Se não existir osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível?

Sim, Na área da maxila podem ser feitas cirurgias para aumento de rebordo e/ou levantamento do seio maxilar, retirando-se osso do mento (queixo), do ramo da mandíbula ou da crista ilíaca. Na mandíbula o desvio do nervo alveolar inferior também pode ser realizados, mas as seqüelas pós-operatórias deste último diminui sua grandemente sua indicação.

17. Quanto tempo dura uma cirurgia?

Normalmente não passa de uma a duas horas. Em casos excepcionais este tempo pode ser dilatado.

18. Quanto tempo vou ficar sem usar prótese?

No caso do desdentado total, o período restringe-se a 3 a 4 dias após a primeira cirurgia,mas em alguns casos este período pode ser maior. Na Segunda etapa, quando é feito o acesso aos implantes, o paciente não fica sem a prótese. No caso de próteses parciais, muitas vezes, o paciente não fica dia algum sem prótese.

19. Devo extrair um dente natural para colocar implante?

O dente natural sempre é melhor do que qualquer prótese. Porém, em certas situações em que dentes naturais estão muito comprometidos por doença periodontal, por exemplo, pode-se aventar esta hipótese. Um planejamento global, levantando-se todas as alternativas, inclusive custo, deve ser mandatório. Não há consenso acerca do grau no qual o comprometimento dos dentes torna a colocação de implantes mais vantajosa.

20. Pelo fato de ser um material estranho existem riscos de rejeição ou de contaminação com vírus por exemplo? Como um implante é esterilizado?

Não ocorre rejeição, pois o titânio é um material imunologicamente inerte. Quanto à contaminação, quando ocorre normalmente ‘por via cirúrgica e não por falhas do processo de fabricação. Qualquer dos métodos normalmente utilizados para esterilização do implante – estufa ou autoclave – oferecem total segurança.

21. Posso comer de tudo após a colocação das próteses? E se fraturar algum dente da prótese, o implante está perdido?

Não, mas as restrições não são muito severas. Certos alimentos podem fraturar até mesmo dentes naturais. De qualquer forma, uma alimentação com um mínimo de cuidados é suficiente para a preservação dos dentes das próteses suportadas por implantes. Um dado positivo é que o reparo de dentes fraturados é relativamente fácil.

22. E se o implante falhar, qual o melhor procedimento?

Pode acontecer, especialmente em áreas de osso pouco denso e que permitam apenas implantes curtos. É sem dúvida um risco do processo. A melhor alternativa é tentar novamente, principalmente se houver osso suficiente, pois o osso após a remoção do implante tende a se tornar um pouco mais denso. O melhor é não ter pressa excessiva para resolver o problema, que é muito desagradável, mas inerente ao procedimento ainda que não ocorra freqüentemente. Normalmente em áreas de maior risco de perda o paciente deve ser convenientemente avisado previamente à cirurgia.

23. Tenho prótese superior total. Gostaria de saber da possibilibidade de uma overdenture sem palato. Quantos implantes? Quais os custos?

A overdenture sem palato é uma boa opção. Para fazê-la são necessários ao menos 4 implantes.Outra opção é fazer uma prótese fixa sobre implantes. Nesse caso são necessários entre 4 a 6 fixações.Os custos desse tipo de tratamento são variáveis e sua realização depende de exames prévios para prever a disponibilidade óssea da região.

24. Tenho um dente com uma pequena infecção. Um dentista que fui quer fazer cirurgia na raiz e deixar a coroa como está, outro pensa que é melhor não fazer a cirurgia, e sim, um implante. A diferença de preço é muito grande. Qual seria o melhor método?

As duas alternativas são boas dependendo da indicação. A primeira opção estaria indicada caso a raiz esteja em boas condições de continuar em função. Já a segunda seria melhor caso em casos de raiz fraturada, lesões ou cáries. Hoje em dia existe uma tendência a atuar com implantes, pois sabemos que os tratamentos duram muito tempo e tem resultados previsíveis. Dessa forma o custo/benefício do tratamento compensa.

25. Gostaria de saber se quem tem pré-disposição para placa bacteriana pode fazer implante.

Sim, quem tem predisposição para placa bacteriana e doença periodontal pode sim fazer implantes, desde que o processo esteja controlado.

26. Gostaria de fazer meu tratamento dentário pois sei como isso é importante, mas tenho verdadeiro pavor do tratamento e imagino como deve ser caro.

Nos dias de hoje dispomos dos mais recentes avanços na implantodontia, com valores muito acessíveis. Os tratamentos podem ser parcelados para facilitar o pagamento.

26. Gostaria de fazer meu tratamento dentário pois sei como isso é importante, mas tenho verdadeiro pavor do tratamento e imagino como deve ser caro.

Nos dias de hoje dispomos dos mais recentes avanços na implantodontia, com valores muito acessíveis. Os tratamentos podem ser parcelados para facilitar o pagamento.

27. Preciso realizar uma cirurgia de levantamento de seio maxilar (bilateral), para colocação de implantes na parte superior. Gostaria de saber quais os riscos? Como funciona o pós operatório? Se sentimos dores grandes? Enfim, tudo que se faça necessário para a minha tranqüilidade e decisão neste assunto.

A cirurgia de levantamento de seio maxilar é um procedimento seguro e rotineiro nas atrofias da maxila. O risco maior é de insucesso da cirurgia pela perfuração de uma membrana muito fina do seio maxilar.O pós operatório normalmente é muito bom, podendo haver leve dor e inchaço. Se estiver bem indicado deve ser feito, pois é a melhor forma de obter a reabilitação da área posterior da maxila.

28. Moro em Salvador/BA e estou planejando uma ida à São Paulo para tratamento odontológico. É vergonhoso dizer, mas há anos não vou ao dentista porque tenho pavor. Tenho as seguintes dúvidas: Como eu posso fazer um orçamento prévio? Pessoalmente ou enviando alguns exames (Raio X, fotos, etc.)?

Temos uma estrutura que permite a resolução de tratamentos em um prazo curto do que o normal, segundo nossa filosofia de Day clinic. Caso o Sr tenha interesse em um estudo mais detalhado de seu caso, seria de grande ajuda o envio de uma radiografia panorâmica e fotos de sua arcada. De todo modo, posso garantir que os procedimentos atuais são completamente indolores.

29. Gostaria de saber sobre a possibilidade de fazer a substituição de duas próteses removíveis com grampos por próteses fixas sem grampos ou implante. Gostaria e de acabar com a visualização dos grampos no sorriso.

Um tratamento como o seu aparenta pequena complexidade e pode ser concluído em um prazo curto, segundo nossa filosofia de Day clinic. Sugerimos sempre que seja feito também um clareamento dental para que todo o sorriso se torne mais branco e esteticamente mais bonito. Caso o Sr Tenha interesse em um estudo mais detalhado de seu caso, seria de grande ajuda o envio de uma radiografia panorâmica e fotos de sua arcada.

30. Tenho duas pontes fixas (uma em cada lado) na parte de cima e estou com dois implantes iniciados (foram colocados os pinos). Gostaria de completar os implantes e trocar todos os dentes por dentes brancos e bonitos, pois os meus são amarelos e as pontes estão velhas, com os metais aparecendo. Moro em Salvador, Bahia, gostaria de saber quantos dias seriam necessários para fazer um tratamento.

Um tratamento como o seu tem pequena complexidade e pode ser concluído em um prazo entre 10 e 15 dias, segundo nossa filosofia de Day clinic e Spa odontológico. Sugerimos sempre que seja feito também um clareamento dental para que todo o sorriso se torne mais branco e esteticamente mais bonito.

31. Uso dentadura inferior e superior, tenho 52 anos, posso recuperar minha dentição? É possível informar custos?

Hoje em dia é possível recuperar a dentição, pois existem múltiplas alternativas, principalmente com implantes dentários. Para passar orçamento preciso de estudos mais detalhados por meio de exames, que podem ser facilmente feitos.

Um comentário:

  1. Cara de pau vc, meu caro. Estas perguntas e respostas são de um folheto do NAPIO, da década de 90, e não suas. Se quer usar use, mas dê o crédito correto.

    ResponderExcluir